Arritmias cardíacas

Saiba mais sobre o ritmo cardíaco e arritmias

A frequência do coração varia ao longo do dia para atender as necessidades do organismo. Quando você está se movimentando o coração naturalmente bate mais rapidamente em relação ao repouso. Isto acontece porque a principal função do coração é bombear sangue oxigenado para as células do corpo e o consumo das células é maior durante as atividades.

As arritmias cardíacas são alterações no ritmo do coração que afetam milhares de pessoas ao redor do mundo. As principais manifestações das arritmias cardíacas ocorrem quando o coração bate mais lentamente do que o esperado (as bradiarritmias) ou mais rapidamente do que o esperado (as taquiarritmas). Vários sintomas podem surgir em função destas alterações: palpitações, tonturas, fraqueza, falta de ar, intolerância aos esforços e desmaios.

As arritmias cardíacas podem ser tratadas com medidas que envolvem mudança do estilo de vida, tratamento medicamentoso, uso de dispositivos implantáveis (Marcapasso, Cardiodesfibrilador ou Ressincronizador) ou por meio da ablação por Cateter.

Uma alimentação balanceada, evitar excesso do consumo de bebidas alcoólicas, praticar atividade física com orientação de um profissional e não fumar são medidas que podem prevenir ou ajudar a controlar algumas arritmias.

Algumas arritmias podem ser benignas sem maiores implicações para quem as possui, entretanto, existem tipos que podem levar a perda de consciência, insuficiência cardíaca e até mesmo a morte súbita. Desta forma, a avaliação e acompanhamento médico é fundamental para determinar quais tratamentos ou investigações cada caso deve seguir.

©  2019 por CardioECG / Cardiologia e Marcapasso.

Rua Ataliba de Barros, 182. Sala 902. Ed. Rossi 360

Ao Lado do Independência Shopping - Juiz de Fora - MG

Tel: (32) 3303-1081

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube