top of page

Ressincronizadores cardíacos

Ressincronizadores cardíacos

TRC.jpg

O que são e como funcionam os ressincronizadores?

O ressincronizador cardíaco, também conhecido como marcapasso multissítio, é um tipo especial de marcapasso indicado para o tratamento de alguns tipos de insuficiência cardíaca. O principal objetivo do uso desse dispositivo é melhorar a eficiência muscular do coração por melhorar a sincronia de contração das células do coração.

O ressincronizador atua por meio de eletrodos que são cuidadosamente colocados do lado direito e do lado esquerdo do coração e são indicados principalmente para paciente que apresentam insuficiência cardíaca (coração fraco) e bloqueio do ramo esquerdo. Por emitir impulsos no ventrículo direito e esquerdo, esses dispositivos melhoram o sincronismo de contração do coração e faz com que o músculo cardíaco trabalhe de forma mais coordenada e tenha melhor rendimento.

Do ponto de vista do paciente, a cirurgia para implante do ressincronizador é bastante semelhante ao do marcapasso convencional. Com os desenvolvimentos tecnológicos, a cirurgia pode ser feita na maioria absoluta das situações com um corte de aproximadamente 5 cm na região superior do tórax sem a necessidade de abrir o peito, pois os eletrodos são posicionados no coração guiados por Rx por meio de uma veia que passa na região próxima a clavícula.

Diversos estudos já evidenciaram que a terapia de ressincronização pode levar a melhora substancial dos sintomas, a aumento da força de contração do coração e a redução da chance do paciente morrer por falência do coração.

bottom of page